Problema ou solução?

Na vida, a maioria de nós, pode dividir-se em dois grupos opostos: o grupo dos que encontram problemas, e o dos que encontram soluções. Imagino-me quase sempre no segundo grupo e acredito que faz toda a diferença, tanto na minha vida pessoal, como na minha vida profissional.

Muitas vezes encontro pessoas na minha vida que me apresentam um problema. E quando lhes encontro uma solução imediatamente me apresentam outro problema. Muitas vezes um problema que PODERÁ acontecer SE tal e tal. Essas pessoas olham para o futuro com medo, com uma atitude negativa, pessimista e triste. Para essas pessoas tudo o que poderá acontecer de mal acontece. E os problemas multiplicam-se e sobrepõem-se.

Ainda mais porque esses problemas têm tendência para afogar a pessoa, e para a colocar num ponto onde se torna impossível vislumbrar uma solução. Por dor, por medo, por frustração, ou por um conjunto desses sentimentos.

Profissionalmente isso é particularmente grave. E para aqueles que sonham uma progressão na sua carreira, que já está de antemão destinada ao fracasso (como aliás temiam e previam). Quando um coordenador, um colega, um chefe chega com uma pergunta ou um desafio, essas pessoas imediatamente questionam a lista interminável de problemas que se vai seguir. Mas e agora? Então e se isto ou aquilo…? Mas não há o perigo de…?

Nas empresas, como na vida, as pessoas de sucesso são as que estão focadas na solução. Que procuram os seus próprios recursos, ou os de que os rodeiam, para encontrar soluções, propostas, caminhos e possibilidades para resolver as questões. Muitas vezes encontrando o caminho de menor resistência.

Lembro-me em particular de uma situação familiar onde um problema de saúde estava a tomar proporções tão grandes que ocupava a mente, o tempo, a vida e a cabeça de todos. Tanto da pessoa com o problema, como de todos os outros que a rodeavam. Depois de algumas tentativas resolvemo-nos sentar todos numa mesa para falar e discutir as hipóteses e encontrar uma estratégia para resolver o problema. E assim aconteceu. A coragem da pessoa envolvida e o apoio de todos permitiu que o problema se resolvesse.

É assim na vida e no trabalho. Olhamos para o problema. Identificamos soluções. Desenhamos um caminho a percorrer. E vamos avaliando e analisando o percurso e os resultados. Sempre com o foco na solução, sempre com o foco no que é melhor para todos e para nós.

Porque aquilo de que falamos, e aquilo em que pensamos, trazemos para a nossa vida. E por isso problema ou solução a decisão é sempre nossa.

 

4 comentários em “Problema ou solução?”

Comentário: